Artigos
VI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores
Concurso Hino ALBC
Resultado do Concurso Público realizado para escolha da Letra do Hino da Academia de Letras de Balneário Camboriú:
1ª classificação - Ari Santos de Campos 2ª classificação -Maria Carmen Varejão 3ª classificação -Eliana Ruiz Jimenez
LETRA DO HINO
Entre as luzes um cenário nesta Santa Catarina do Saber que Balneário Camboriú descortina.
És a terna Academia de Letras, nosso pendão que nos passa a cada dia mais alento e devoção.
Tens a rima da poesia, romances sensacionais com tramas e fantasia nas artes dos imortais.
O teu patrono: um poeta que livre a vida levou... - Lindolf Bell se projeta porque sonhos semeou.
E no raiar do porvir se nossa estrela brilhar, uma força há de surgir da concha oculta do mar.
Por isso então nós cantamos com amor em demasia, pois o Saber que plantamos vai gerar sabedoria.
(Ari Santos de Campos)
Jogos Florais de Curitibas
Paulo Roberto Pedreira de Souza
Odir Antonio Lehmkuhl
Odir Antonio Lehmkuhl é professor aposentado, escritor e poeta trovador, membro fundador da UBT de Itajaí, onde exerce o cargo de coordenador da "JUVENTROVA" para a administração do biênio 2015/2016.
Escritor na "Estado Puro" localidade Itajaí e Região, Brasil Setor Design gráfico Visão geral aual. Escritor na Estado Puro (Autônomo) Anterior Diretor e Professor na GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA Formação acadêmica UDESC Conexões 33 conexões Perfil público http://br.linkedin.com/pub/odir-antonio-lehmkuhl/38/35/7a7
Experiência Escritor Estado Puro (Autônomo) Autônomo; Somente eu; Setor de Design gráfico No momento ocupa este cargo Diretor e Professor GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA Setor de Administração governamental 1969 – 1990 (21 anos) Curitibanos Trabalhei como Locutor na Rádio Coroado de Curitibanos por mais de duas décadas
Luiz da Silva
Luiz da Silva é servidor aposentado, poeta trovador e Membro efetivo da Academia Catarinense de Poetas Trovadoes.
No outro lado da rua
onde não passa ninguém,
só tem a saudade tua
que nunca passa também.
Teus lindos seios parecem
pombinhas engaioladas...
E só dois botões guarnecem,
Majestosas revoadas...
Joel de Oliveira Gonçalves
No próximo dia 20, sexta feira, o poeta Joel de Oliveira Gonçalves estará lançando seu livro de poemas intitulado “Coração poente”. O evento ocorrerá às 20 horas na Biblioteca Machado de Assis, em Balneário Camboriú. Infelizmente não poderei estar presente ao lançamento mas podes crer, meu amigo, a torcida pelo teu sucesso nessa noite será engrossada pela força do meu pensamento e do meu regozijo.
Tive o privilégio de conhecer pessoalmente Joel quando do lançamento do meu livro de contos “Histórias de (a)mar e outras” naquela cidade, em 2010. Conversamos bastante sobre poesia, literatura e sobre futuros projetos. Publico a foto daquele evento, quando estou ladeado por Joel e pela então presidente da Academia de Letras de Balneário Camboriú, escritora Marah e a foto da capa do novo livro do poeta.
Segundo o próprio autor, "Coraçao poente é um livro de poemas líricos, românticos” com 68 paginas e editado sobre a chancela da Academia de Letras de Balneário Camboriú. É, na verdade, o segundo livro de Joel, o primeiro foi lançado em 2006 e se chama "Anjos da chuva", tambem de poemas. Joel de Oliveira é nascido no vizinho estado do Paraná mas vive em Santa Catarina desde 1989.
Vem, como ele mesmo diz, “de uma familia muito pobre mas sempre honesta; éramos bóias frias lá no Paraná. Terminei meus estudos depois dos vinte anos {supletivo}, nao tenho curso superior”. É membro fundador da Academia de Letras de Balneário Camboriú e agora também faz parte da UBT- União Brasileira de Trovadores fundada mês passado em Itajaí. Atualmente trabalha na construção civil como operador de guincho, mas já passando por promoção.
John Artemann
João Kleis
João Kleis (de saudosa memória) era advogado, poeta trovador, e membro fundador da UBT de Itajaí, onde contribuiu com seu trabalho e belas poesias trovadorescas.