Artigos: Concursos

02 de Junho, 2016

Resultado do Concurso Centenário de Luiz Otávio

TEMA - “Meus Irmãos, os Trovadores” Vencedores
( idioma português )

1º lugar:  Edweine Loureiro da Silva/Japão
2º lugar: José Ouverney  - Pindamonhangaba/SP
3º lugar: Roberto Resende Vilela   - Pouso Alegre/MG
4º lugar: Gilvan Carneiro da Silva   - São Gonçalo /RJ
5º lugar: Agostinho Rodrigues  - Campos dos Goitacazes/RJ  

Menções Honrosas

Giva da Rocha - São Paulo/SP Jota de Jesus - Saquarema/RJ
Myrthes Mazza Maciero  - São José dos Campos/SP
Plácido Ferreira do Amaral Junior- Caicó/RN
Relva do Egypto Rezende Silveira – Belo Horizonte/MG

Menções Especiais

Antônio Augusto de Assis
Ari Santos de Campos - Baln. de Camboriú/SC
Messias da Rocha – Juiz de Fora/MG
Therezinha Diegues Brisolla – São Paulo/SP
Therezinha Diegues Brisolla – São Paulo/SP

Novos Trovadores

1º lugar: Edy Soares – Vila Velha /ES
2º lugar: Maria do Carmo Zerbinato - Niterói/RJ
3º lugar: Madalena Ferrante Pizzatto  - Curitiba/ PR

Menções Honrosas

4º lugar: Rosa Maria Gomes Mendes - Rio de Janeiro/ RJ
5º lugar: Valter Rodrigues Mota – Taubaté/SP

30 de Maio, 2016

I Concurso Nacional de Trovas de Blumenau/SC - 2016

I CONCURSO NACIONAL DE TROVAS DE BLUMENAU-SC - 2016.

Em homenagem a Luiz de Camões e a Leodegário A. de Azevedo Filho, um dos mais significativos críticos literários, entre todos aqueles que estudaram, profundamente, a poesia lírica do maior poeta da língua portuguesa.

Regulamento

Tema: Cuidados. 

Substantivo masculino, usado no plural (“pluralia tantum”), tendo como significado o objeto do desvelo, da dedicação e da meiguice. É obrigatório o uso do termo CUIDADOS na trova. As TROVAS, no máximo duas, deverão ser, somente, de cunho lírico-filosófico, construídas sempre, como proposição ou reflexão sobre o TEMA. DO ENVIO: Sistema de envelopes. Vale para todas as categorias: Trovadores veteranos e novatos.

Os novos trovadores (novatos) devem se identificar no envelope da trova. Data: até 31 de agosto de 2016. Valendo a data da postagem, impressa pelo carimbo dos Correios.

Realização: Delegacia da UBT em Blumenau.

Enviar para: Concurso Nacional de Trovas de Blumenau – 2016 A/C do Professor Luiz Cesar Saraiva Feijó.
Rua Manoel Barreto n° 54 Ap. 602, Bairro Victor Konder. Blumenau - Santa Catarina. 
CEP: 89012-134.
Remetente: Luiz Otávio, com o mesmo endereço do destinatário.

26 de Fevereiro, 2016

Concurso de Trovas de Taubaté/SP - 2015

Categorias: Pagina, Concursos

Nacional/Internacional - Categoria: Novos Trovadores Tema: Vitória
Vencedores

Vitória não são medalhas, mas, sim, gotas de suor: – é saber que, nas batalhas, dei de mim sempre o melhor. Edweine Loureiro da Silva (Saitama/Japão)

Toda vitória comprada não pode muito durar, pois é glória fabricada a quem não sabe lutar. Edweine Loureiro da Silva (Saitama/Japão)

Subjugar seu inimigo, não é a maior vitória, mas fazer dele um amigo… esta é a verdadeira glória!!! José Feldman (Maringá/PR)

Quem luta constantemente nunca pensa em desistir, a vitória, juntamente com sucesso vai surgir. Reovaldo Paulichi (Atibaia/SP)

Se a vitória depender de trapaça ou falcatrua, nada poderá se erguer que este tempo não destrua. Talita Batista (Campo dos Goytacazes/RJ)

Menções Honrosas

No caminho desta vida, a vitória conquistada deixa a pessoa iludida que não será derrotada… Elisa Alderani (Ribeirão Preto/SP)

Ao buscar novos caminhos se quer mudar sua história, proteja-se dos espinhos para alcançar a vitória. Eulinda Barreto Fernandes (Bauru/SP)

Não se sinta superior por suas duras vitórias… Quem lhe parece inferior já teve dias de glórias. José Feldman (Maringá/PR)

A chuva bate à janela… Numa expressão de vitória, a natureza singela mostra Deus na minha história. Plácido Ferreira do Amaral Jr (Caicó/RN)

Vitória da solidão… Eu amargo até agora, confesso fiquei sem chão quando você foi embora. Rosa Maria Gomes Mendes  (Rio de Janeiro/RJ)

Menções Especiais

Se ela contém a riqueza que queremos possuir, é vitória com certeza, a sensatez atingir. Eulinda Barreto Fernandes (Bauru/SP)

A chave do coração ornada com esplendor abre a porta da razão: – Eis a vitória do amor! José Roberto Canoas (Barretos/SP)

A vitória é passageira só dura um raio de luz, não é para a vida inteira como um dia, então supus! Nair Lopes Rodrigues (Santos/SP)

Nas asas de uma ilusão vislumbrei minha vitória, e senti meu coração cheio de esperança e glória… Nair Lopes Rodrigues (Santos/SP)

A sua grande vitória foi vencer uma doença que roubava-lhe a memória e causava-lhe a descrença. Plácido Ferreira do Amaral Jr (Caicó/RN)

Melhor Trova - Educação Formativa Prêmio Dr. Paulo Affonso de Negreiros Sayão Lobato

Luto com garra e fervor, porém mantendo a decência. Vitória só tem valor quando a honra é a sua essência Agostinho Rodrigues (Campo dos Goytacazes/RJ)

Nacional/Internacional - Categoria: Veteranos Tema: Vitória
Vencedores

Se há vitória das marés, desmanchando meus castelos, vencerei esse revés, construindo outros mais belos! Dodora Galinari (Belo Horizonte/MG)

Nos transtornos enfrentados, a vitória sempre alcança, quem possui os aliados a Fé, o Amor e a Esperança!!! Ercy Maria Marques de Faria (Bauru/SP)

Quem direciona seus passos, construindo sua história, não se abate ante os fracassos – seu foco está na vitória. João Costa (Saquarema/RJ)

Embora, às vezes, ferida, não fujo à luta por nada! – Cada batalha vencida é uma vitória alcançada. Maria Madalena Ferreira (Magé/RJ)

Nem honrarias nem glórias me trazem mais alegria do que as pequenas vitórias alcançadas dia a dia!!! Maria Madalena Ferreira  (Magé/RJ)

Menções Honrosas

Apelo ao Senhor da História: – Tu, que a esperança nos dás, apressa, ó Deus, a vitória dos que acreditam na paz! Antonio Augusto de Assis (Maringá/PR)

Não há vitória maior que o sentimento de alguém, ao dar um pouco de amor àquele que amor não tem. Antonio José Barradas Barroso (Parede/ Portugal)

A vitória é muito linda, se a luta, embora renhida, foi limpa e se ateve ainda aos bons valores da vida! Giva da Rocha (São Paulo/ SP)

Nem sempre o atalho escolhido nos leva ao pódio da glória… O caminho mais sofrido dá mais sabor à vitória! Hélio Pedro Souza (Caicó/RN)

Nas mãos do velho senhor sulcos de calos marcados, são vitórias que o labor concede aos homens honrados. Gilvan Carneiro da Silva (São Gonçalo / RJ)

Menções Especiais

Bendita seja a vitória quando o lado vencedor ao festejar sua glória não humilha o perdedor. Alba Helena Corrêa (Niterói/RJ)

Na minha visão modesta, de um modesto trovador, a nossa vida é uma festa quando a vitória é do amor. Dari Pereira (Maringá/PR)

Acredito na vitória de quem somente o bem faz. O mal nunca leva à glória e sempre destrói a paz. Jaqueline Machado (Cachoeira do Sul/RS)

Nas lutas, enfraquecida, por vitórias eu persisto - se o sonho mantém a vida, do sonho, jamais, desisto. Relva do Egypto Resende Silveira (Belo Horizonte/MG)

Por novo tempo na Terra, que a luta seja tenaz, não por vitórias na guerra, mas por vitória da Paz! Wanda de Paula Mourthé (Belo Horizonte/MG)

Regional Vale do Paraíba - Tema: Família
Vencedores

Vivo feliz minha vida num lar pobre, mas decente. Em minha família unida sinto Deus sempre presente. Argemira Fernandes Marcondes (Taubaté/SP)

Deus em amor se desvela e, num momento inspirado, cria a família e faz dela um território sagrado. Elbea Priscila de Souza e Silva (Caçapava/SP)

Se a família rompe os laços e cada qual segue em frente, só o Amor junta os pedaços para atá-los novamente. Elbea Priscila de Souza e Silva (Caçapava/SP)

Família, que coisa bela. Pena que já estou no fim, ontem eu cuidava dela, hoje ela cuida de mim. Maria Therezinha Marcondes de Andrade (Taubaté/SP)

Na família que se aprende amor, honradez, verdade; e desse tripé depende todo o bem da humanidade!… Myrthes Mazza Masiero (São José dos Campos/SP)

Menções Honrosas

A família não é ilha afastada… em mar aberto: – mas um conjunto que brilha feito oásis no deserto. Adamo Pasquarelli (São José dos Campos/SP)

A família é o fundamento de toda sociedade, dela vem o ensinamento que sustenta a humanidade. Alfredo Barbieri (Taubaté/SP)

O meu lar é um ambiente repleto de amor fecundo, família é o maior presente que Deus nos deu neste mundo. Argemira Fernandes Marcondes (Taubaté/SP)

A família verdadeira com pais, as mães e os irmãos, forma a nação brasileira reduto de bons cristãos. Cláudio de Morais (Taubaté/SP)

A grande felicidade que uma família irradia é fruto da afinidade gerando paz e harmonia! Glória Tabet Marson (São José dos Campos/SP)

A tarde cai. Anoitece! No sertão a calmaria; reza a família uma prece à santa Virgem Maria Joel Hirenaldo Barbieri (Taubaté/SP)

Família grande na fé, caminhando sempre unida, parece a de Nazaré: – no amor é fortalecida! Nadir Nogueira Giovanelli (São José dos Campos/SP)

Menções Especiais

Família só faz crescer gente pra todos os lados, ainda sem esquecer os animais e agregados. Adilson Roberto Gonçalves (Lorena/SP)

Uma família moderna vive da paz e harmonia, não poderá ser eterna, mas terá sempre alegria. Adilson Roberto Gonçalves (Lorena/SP)

O destino traiçoeiro minha família roubou. Sou agora um prisioneiro da saudade que ficou. Alda Lopes de Oliveira Rezende (Taubaté/SP)

Sem família e sem abrigo pelas ruas vou vivendo. Sem um lar e um “ombro amigo” sinto estar quase morrendo. Alda Lopes de Oliveira Rezende (Taubaté/SP)

O presente mais bonito que de Deus fui merecer, é o meu lar, Santo e Bendito e a família que fui ter. Martinho Monteiro (Taubaté/SP)  

24 de Fevereiro, 2016

Concurso Internacional de Trovas - Japão

Categorias: Pagina, Concursos

2º Concurso Internacional de Trovas – Japão

Prazo: 08 de março de 2016
Tema: Esperança (lírica/filosófica)
Máximo: 2 Trovas inéditas
O tema deverá constar na Trova Sistema de Envelopes.

Enviar para o coordenador:
Milton Souza Rua João Paris, n° 211
CEP. 91180-440
Porto Alegre/RS
Por e-mail, para Fiel Depositária: gislainecanales@gmail.com  

As trovas recebidas por e-mail, serão copiadas para o coordenador, sem o nome do concorrente.

24 de Fevereiro, 2016

Concurso Internacional de Trovas - UBT Venezuela

Categorias: Pagina, Concursos

Concurso Internacional de Trovas – UBT Venezuela
Troféu Carlos Eduardo Rodriguez Sánchez

Prazo: 06 de março de 2016
Tema: Sortilégio (lírica/filosófica)
Máximo: 2 Trovas inéditas
O tema deverá constar na Trova Sistema de Envelopes.

Enviar para o coordenador: 
Milton Souza Rua João Paris, n° 211
CEP. 91180-440
Porto Alegre/RS

Por e-mail, para Fiel Depositária: gislainecanales@gmail.com   

As trovas recebidas por e-mail, serão copiadas para o coordenador, sem o nome do concorrente.

Sistema de Envelopes

O sistema adotado para o envio de trovas é o chamado "sistema de envelopes", que consiste em: - Datilografar ou digitar a Trova na face externa de um pequeno envelope de aproximadamente 7/11 cm, tendo, acima da Trova, o Tema a que concorre. Não serão aceitas trovas manuscritas, mesmo que seja em letra de forma.  – No caso de Novo Trovador, colocar esta categorias abaixo da trova.

A categoria Novo Trovador é específica para trovadores(as) que ainda tenham até três classificações em concursos de Âmbito Nacional, promovidos pela UBT. - Colocar dentro deste envelope um papel com: nome, endereço completo, telefone, email, mais a assinatura.. - Colar esse envelope para remessa.

Colocar este/s envelope/s com as Trovas em outro, maior, para a remessa, endereçado ao Concurso. Esse envelope não deve ter nenhuma identificação do remetente. Se não houver instruções específicas, usar como remetente "Luiz Otávio" e repetir o endereço do próprio Concurso

24 de Fevereiro, 2016

Concurso Internacional de Trovas - México

Categorias: Pagina, Concursos

I I   CONCURSO INTERNACIONAL DE TROVAS - MÉXICO - 2016 O Segundo  Concurso Internacional do  México será promovido por  ANGELINA SARA V. Presidente Nacional da Organização Mundial de Trovadores OMT - México Delegada da União Brasileira de Trovadores UBT-San Luis Potosí México

Nome do Troféu Adela Palacios

Adela Palacios Nació en la Ciudad de México 1908.-2004 Profesora, Narradora y Poeta. Estudió La Escuela Normal  Superior, y corrección tipográfica en la Escuela de las Artes del Libro Maestra y Directora de escuelas primarias; redactora de la Comisión Popular de Educación Pública. Miembro de la academia de la Educación. Premio Cuento Infantil 1958 del Comité Angloamericano Pro ONU.

Premio de Novela Corta 1986 otorgado por la Revista HOY
Premio Quetzalcóatl por el Zaguán Cerrado
Premio de Los Juegos Florales de Puebla 1987
Obras públicadas: 25

O concurso será de Trovas, Trova é uma composição poética de quatro versos heptasílabos, rimando o 1º verso com o 3º e o 2º verso com o 4º (abab.)  Expressando um pensamento completo. Contando até a última sílaba tônica. As Trovas em língua espanhola  poderão  ser remetidas por sistema via e-mail  ou sistema  de envelopes,  às coordenadoras do concurso:

Em língua portuguesa, Gislaine Canales E-mail: gislainecanales@gmail.com com cópia para Cristina Olivera Chávez ColibriRoseBelle@aol.com

Pelo Sistema de envelopes, enviar para: Gislaine Canales Rua Duque de Caxias-707/203 Centro-Porto Alegre/RS-CEP:90010-282 Brasil

Com os dados completos de cada concursante: Nome Completo, Cidade, País, E-mail

Regulamento

  1. Cada Trovador-a poderá enviar, no máximo (  2 )  trovas, inéditas e de sua autoria não, poderão ser publicadas em nenhum lugar, até que se deemos resultados dos Juízes.
  2. Cada Trova deverá ir em Arial 12 pontos sem espaço.
  3. As Trovas concursantes deverão ser Líricas ou Filosóficas.
  4. Cada Trova deverá ser independente uma de outra.
  5. Não aceitar-se-ão arquivos adjuntos
  6. O Tema  das  Trovas será a palavra MISERICÓRDIA 
  7. A palavra MISERICÓRDIA deverá estar dentro  da cada trova.
  8. Lançamento do concurso: 22 Fevereiro de 2016
  9. Data de encerramento: Maio 22  2016

Prêmios

Serão concedidos os  seguintes prêmios:

  • 5 Vencedoras: Troféu à nota mas alta  em  cada idioma.
  • 5 Menções Honrosas
  • 5 Menções Especiais
  • 5 Trovas Destaque e os diplomas.

Os classificados receberão como troféu um LIVRO VIRTUAL com poemas de sua autoria para a nota mais alta em  cada idioma. O livro será desenhado pela Diretora de arte, e Editora da Revista LunaSol, Eunate Goikoetxea, bem como os diplomas. Será constituída  a comissão julgadora, formada por Trovadores de reconhecido mérito dentro da literatura hispana e portuguesa. Presidente Nacional- OMT / México Delegada da União Brasileira de Trovadores  UBT-San Luis Potosí México Escritora Angelina Sara V. México   Fevereiro 22 de 2016    

23 de Fevereiro, 2016

Resultados do II Concurso de Trovas UBT/Country Magazine - Juiz de Fora

Tema nacional/internacional: Pássaro, passaredo, passarinho, ave, asas, ninho e outros termos correlatos.

Vencedores

1º LUGAR - Austragésilo de Miranda Alves –Sr. do Bonfim -BA

2º LUGAR - Edmar Japiassú Maia - Nova Friburgo -nRJ 3º LUGAR - Professor Garcia – Caicó - RN

4º LUGAR - Gilvan Carneiro da Silva– SÃO GONÇALO – RJ 5º LUGAR - Marialice Araújo Velloso - SÃO GONÇALO –RJ MENÇÕES HONROSAS

6º LUGAR - Dodora Galinari – BELO HORIZONTE – MG

7º LUGAR - Carlos Henrique Silva Alves – SR. DO BONFIM – BA

8º LUGAR - Palmira M. Goulart Duarte–RIO DE JANEIRO – RJ

9º LUGAR - Geraldo Trombin – AMERICANA – SP

10ºLUGAR - Lucília Cândida Sobrinho – B. HORIZONTE - MG MENÇÕES ESPECIAIS 11º LUGAR - Glória Tabet Marson–S. JOSÉ DOS CAMPOS – SP

12º LUGAR - Antonio Colavite Filho – SANTOS – SP

13º LUGAR - Ari Santos de Campos – BALN. CAMBORIÚ – SC

14º LUGAR - Cléber Roberto de Oliveira– S.JOÃO MERITI – RJ

15º LUGAR - José Roberto Canôas - BARRETOS – SP   NACIONAL/INTERNACIONAL – NOVOS TROVADORES VENCEDORES

1º LUGAR - Andréa Araújo de Oliveira – SÃO PAULO – SP

2º LUGAR - Talita Batista – CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

3º LUGAR - Madalena Ferrante Pizzatto – CURITIBA – PR

4º LUGAR - Hélio Castro – SÃO PAULO – SP

5º LUGAR - Lila Tecla – CURITIBA – PR  

Local ( Exclusivo para Juiz de Fora ) 
Vencedores

Tema: Jardim, flor, semente, raiz, folha, espinho, jardineiro e outros termos correlatos.

1º LUGAR - Arlindo Tadeu Hagen 2º LUGAR - José Tavares de Lima

3º LUGAR - Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho

4º LUGAR - Luzimagda De Martin R. da Fonseca

5º LUGAR - Márcia da Silva Ribeiro Fonseca

Menções Honrosas

6º LUGAR - Leda Maria Bechara

7º LUGAR - Amael Tavares da Silva 8º LUGAR - Cáritas Souza Lima Figueiredo

9º LUGAR - Therezinha de Jesus Lopes

10º LUGAR - Cláudia Novaes Fietto JUIZ DE FORA - MG MENÇÕES ESPECIAIS

11º LUGAR - Licínio Antônio de Andrade 12ºLUGAR - José Paulo Corrêa de Souza

13º LUGAR - Carlos Felício Meana

14º LUGAR - Margarida Tanini

15º LUGAR - Marco Fietto  

09 de Fevereiro, 2016

Concurso Internacional de Poesia de Portugal

Categorias: Pagina, Concursos

PRIMEIRO CONCURSO INTERNACIONAL DE POESIA PORTUGAL 2016

O Primeiro Concurso Internacional de Poesia de Primavera , é promovido pelo Escritor e Poeta Eugenio de Sá Presidente Nacional da Organização Mundial de Trovadores OMT - PORTUGAL

Delegado da União Brasileira de Trovadores-UBT Lisboa- Portugal

Concurso de Poesia Troféu Herberto Hélder

Herberto Hélder nasceu no Funchal a 23 de Novembro de 1930, no seio de uma família de ascendência judaica. Frequentou as faculdades de Direito e de Letras da Universidade de Coimbra e trabalhou como jornalista, bibliotecário e tradutor, em Lisboa. Foi emigrante na Europa onde exerceu profissões como: operário no arrefecimento de lingotes de ferro ou cortador de legumes numa casa de sopas.

Em 1971 foi repórter de guerra da revista Notícia em Luanda, onde sofreu um acidente grave durante uma das suas reportagens. A sua primeira obra literária, "Poesia - O Amor em Visita" data de 1958, numa altura em que frequentava o grupo do Café Gelo, em Lisboa, como nomes como Mário Cesariny ou Luiz Pacheco.

Ao longo da sua vida publicou cerca de 23 obras, (20 de poesia e três de ficção), onde se incluem "A Colher na Boca" e "Poemacto", ambas de 1961, "A Faca Não Corta o Fogo" em 2008 e "Servidões" de 2013, o seu penúltimo livro, aclamado unanimemente pela crítica. Herberto Hélder vivia em reclusão em Cascais. Aparecia muito raramente em público, não dava entrevistas, não frequentava os meios literários e recusou, inclusive, o Prêmio Pessoa em 2004.

Herberto Hélder faleceu aos 84 anos, pouco tempo depois de ter publicado o seu último livro, "A Morte Sem Mestre". O qual desenvolver-se-á de acordo às seguintes bases:

  1. Os trabalhos concursantes poderão estar redigidos em língua espanhola ou portuguesa e terão como tema central " CREPÚSCULO E AURORA "
  2. A frase-tema deverá estar incluída no corpo do poema concursante
  3. Os poemas poderão ser medidos e rimados ou em verso livre
  4. Cada poema terá como máximo 14 linhas (versos)
  5. Se premiarão os três melhores trabalhos, a julgamento do Comité Julgador correspondente
  6. Os prêmios consistirão no seguinte:

    1º. lugar: Livro virtual com poemas do ganhador e diploma
    2º. lugar: diploma
    3°. lugar: diploma

    Os desenhos dos livros virtuais, diplomas serão de Eunate Goikoetxea Directora de Arte e Editora da Revista Internacional LunaSol
  7. A convocação fica aberta a partir de fevereiro 6  de 2016 e fechar-se-á o 10 de abril  de 2016 às 22:00 hs, hora de Portugal Sistema - Via E- mail ou Sistema de Envelopes.
  8. Os trabalhos concursantes deverão enviar-se a:
    Em língua espanhola: Cristina Oliveira Chávez. com cópia Gislaine Canales
    Email: ColibriRoseBelle@aol.com

    Em língua portuguesa: Gislaine Canales  com copia para  Cristina Olivera Chávez
    E-mail: gislainecanales@gmail.com

    Para o sistema de envelopes, ao seguinte domicílio:
    Gislaine Canales Rua Duque de Caxias - 707/203 Centro-Porto Alegre/RS CEP:90010-282 Brasil
    Com os dados completos da cada concursante. Nome e Apellido, Cidade, País, Email
  9. Não admitir-se-ão arquivos adjuntos (Anexos)
  10. 10.Os troféus e diplomas levarão o nome de segundo a crítica o maior poeta português da segunda metade do século XX  HERBERTO HÉLDER
  11. Os diplomas enviar-se-ão por correio electrônico

 

05 de Fevereiro, 2016

Concurso de Trovas Cidade de Guarapari-ES

Categorias: Pagina, Concursos

CONCURSO DE TROVAS CIDADE DE GUARAPARI, CIDADE SAÚDE  /  REGULAMENTO

1. Do Tema. Trovas líricas ou filosóficas ou humorísticas. ü Âmbito Nacional/Internacional Tema: “Cidade Saúde” - Brasil e países de língua portuguesa. ü  Âmbito Estadual (Estado do Espírito Santo) Tema: “Guarapari”. Âmbito Regional/Estudantil: (Guarapari – Poetas da cidade e Estudantes do Ensino Fundamental e Médio) Tema: "Minha Cidade”. Em todos os casos a palavra tema precisa constar do corpo da trova.

1.2.- Nos âmbitos: Nacional/Internacional e Estadual. Serão contemplados trovadores das categorias Novo Trovador e Veterano. Será considerado Novo Trovador aquele trovador que não obteve até a divulgação deste regulamento 03 (três) classificações em concursos de trova oficiais da UBT em nível nacional.

2 - Modo de Envio. - As trovas deverão ser no máximo 03 (três) por tema, inéditas, de autoria do próprio remetente e, enviadas: – Por sistema de envelopes, ou – Por e-mail.

2.1.- Pelo sistema de envelope, deverá constar no envelope pequeno a categoria pela qual concorre o trovador. As trovas deverão ser digitadas ou datilografadas. Serão aceitas Trovas manuscritas, de preferência em letra de forma.

2.2.- Pelos Correios. Todos os âmbitos e categorias - Sistema de envelopes, aos cuidados de CTC / Clério José Borges Rua dos Pombos, 2 Eurico Salles, Carapina Serra ES, CEP: 29160-280. As trovas, bem como, a categoria pela qual concorre o trovador deverão constar no corpo do e-mail.

3 - Todos os âmbitos e categorias - Por E-mail: As trovas deverão ser encaminhadas para: cj-anna@bol.com.br;

4 - Do Prazo: Serão consideradas as trovas que chegarem até 31/05/2016.

5 - Da Premiação A premiação acontecerá no mês de JULHO de 2016, no dia 1º de Julho de 2016, na abertura solene do XII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores na Cidade de Guarapari, Espírito Santo.

5.1. - Serão concedidos Troféus para os três primeiros colocados em cada categoria e Diploma para os 20 classificados em cada categoria.

5.2.- A premiação será remetida via postal para o classificado que não puder comparecer na data aprazada para seu recebimento, dentro do prazo de 190 dias após a data de entrega dos prêmios.

5.3.- O CTC Clube dos Trovadores Capixabas não se responsabilizará por quaisquer despesas de locomoção e/ou hospedagem dos classificados para o recebimento dos prêmios. O HOTEL FRAGATA (27 – 3261 22 10 FALAR COM SOARES) E A POUSADA MAR E MATA (27 – 3361 2622 FALAR COM RENATO) IRÃO OFERECER 20 POR CENTO DE DESCONTO PARA OS QUE AVISAREM NA HORA DA RESERVA QUE DEVE SER FEITA ANTECIPADAMENTE, QUE SÃO DO CONGRESSO DE POETAS TROVADORES. PARA SUA COMODIDADE PROCURE CHEGAR NA QUINTA FEIRA, DIA 30 DE JUNHO DE 2016.

6. - Da Comissão Organizadora. A Comissão Organizadora resolverá os casos e suas decisões serão definitivas e irrecorríveis.

6.1 As trovas remetidas em desacordo com qualquer item, serão eliminadas automaticamente do concurso. A simples remessa das trovas significa total conhecimento e completa aceitação deste Regulamento, estando os promotores do Concurso automaticamente autorizados a divulgação de todas as Trovas enviadas e das fotos e filmagem do evento de premiação. Maiores informações pelo e-mail: cj-anna@bol.com.br Ou pelos Correios: CTC / Clério José Borges Rua dos Pombos, 2 Eurico Salles, Carapina Serra ES, CEP: 29160-280. Telefone: 3328 0753 /Claro: 27 – 9 9257 82 53 / Vivo: 27 – 9 96 49 98 88.

26 de Novembro, 2015

Concurso Nova Friburgo 2016

Categorias: Pagina, Concursos

A União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo tem a honra de apresentar:

Regulamento dos LVII Jogos FLorais de Nova Friburgo - 2016
Concurso Nacional / Internacional

Tema Terra - (L/F) - ( Valendo palavras cognatas )
Tema: Marmita ( Humor )
Máximo: 3 trovas por tema
Prazo para remessa: 31 de janeiro de 2016
Endereço: A/C de Dilva Maria de Moraes, Av. Ariosto Bento de Mello 30/502 - Nova Friburgo - RJ CEP: 28 610 100

CATEGORIA – Novatos – TROVAS LÍRICAS OU FILOSÓFICAS

Tema: Terra
Máximo: 3 trovas ( Valendo palavras cognatas )
Prazo para remessa: 31 de janeiro de 2016
Endereço: A/C de Dilva Maria de Moraes Av. Ariosto Bento de Mello 30/502- Nova Friburgo-RJ CEP- 28 610 100
Obs: A categoria Novatos é específica para trovadores (as) que ainda não tenham classificação em concursos de ÂMBITO Nacional, promovidos pela UBT.
É imprescindível que o participante desta modalidade escreva no envelope categoria Novatos.

Concurso Paralelo – Nacional / Internacional Homenagem ao Centenário de Luiz Otávio

Vamos homenagear Luiz Otávio - O “Príncipe da Trova” – o eterno “Remetente” de todas as nossas trovas. Sua vida e seu amor pela trova são fundamentos inspiradores para todos nós. Que possamos reverenciar a sua memória com o que há de melhor em cada um de nós, ou seja, uma linda trova!

Máximo: 1 trova por participante
Prazo para entrega: - até 31 de janeiro de 2016
Endereço: A/C de Dilva Maria de Moraes Av. Ariosto Bento de Mello 30/502- Nova Friburgo - RJ CEP: 28 610 100

Magníficos trovadores: conjunto lírico / filosófico ( cinco trovas ) 
Tema: avesso conjunto humorístico - Faísca nota
O regulamento do Concurso dos Magníficos Trovadores será enviado aos participantes, pela comissão organizadora da categoria Magníficos.

Concurso Local – Moradores em Nova Friburgo

Tema: Festa(L/F)
Tema: Tombo ( Humor )
Máximo: 3 trovas por tema
Prazo para remessa: 31 de janeiro de 2016
Endereço: A/C Renato Alves Rua Flamínia – 596 – Vila da Penha Cidade do Rio de Janeiro- RJ - CEP: 21 221 240

Concurso Paralelo Local – Homenagem ao Centenário de Luiz Otávio:

1 trova por participante
Enviando para o endereço de Renato Alves.
Atenção: todas as modalidades no sistema de envelopes que consiste em: Digitar ou datilografar a trova na face externa de um envelopinho (8 cm x 11 cm, aproximadamente). Em seguida, colocar dentro desse envelopinho um papel, dobrado, com a identificação do autor da trova: nome, endereço, telefone e e-mail, se o tiver. Para cada trova - um envelopinho, repetindo os procedimentos.

Em seguida, colocar o (s) envelopinho (s) dentro de um outro – maior – e remeter para o endereço do concurso. Como remetente inserir: Luis Otávio e colocar o endereço do destinatário do concurso.

União Brasileira de Trovadores - Seção Nova Friburgo Elisabeth Souza Cruz Presidente

Observação do site Falando de Trova:  na categoria "Humorísticas, Nacional, tema: "Marmita", o chamado "Novo Trovador" pode concorrer livremente, sem precisar citar o termo "Novo Trovador" abaixo da trova, ok?  Boa sorte a todos.